Conheça as opções de tratamento para artrose e as possibilidades cirúrgicas para casos mais graves.
Artrose do tornozelo: o que é, e causas.
A artrose do tornozelo é um problema comum que ocorre devido ao desgaste da cartilagem que recobre a articulação. Em muitos casos, esse desgaste é ocasionado por eventos pós-traumáticos, como fraturas.
Tratamento conservador para artrose do tornozelo
O tratamento conservador é a primeira opção para artroses leves a moderadas e inclui medidas como o uso de calçados com amortecimento, exercícios de fortalecimento e o uso de meias elásticas para controlar o inchaço. Medicações como visco suplementos e ácido hialurônico também são opções para gerar conforto por até seis meses.
Tratamentos cirúrgicos para artrose do tornozelo
Quando o tratamento conservador não é suficiente, a opção pode ser o tratamento cirúrgico. Para lesões pequenas da cartilagem, a opção é o tratamento por artroscopia. Para casos mais graves, existem duas opções cirúrgicas: artrodese ou artroplastia.
Artrodese como opção cirúrgica
A artrodese é uma técnica que consiste em fixar a articulação, transformando dois ossos em um só. Essa técnica pode aliviar a dor articular, mas pode não resolver outras dores, como as dos tendões.
Artroplastia como opção cirúrgica
A artroplastia é uma técnica onde a articulação doente é substituída por implantes metálicos e um bloco de polietileno, permitindo a manutenção do movimento e melhora da dor. Essa técnica é indicada para casos mais graves de artrose do tornozelo.
A artrose do tornozelo pode ser tratada com opções conservadoras e cirúrgicas, dependendo do grau da lesão. O acompanhamento médico é fundamental para definir o melhor tratamento para cada caso.