Por: Rodrigo Santos
Repórter Especial
A medicina regenerativa esportiva está transformando a forma como atletas se recuperam de lesões e melhoram seu desempenho. No COSUTI realizado no hotel Rio Othon em Copacabana, o uso de tecnologias inovadoras, como PRP, PRF BMAC foram apresentados, não apenas como tratamento, mas também como agente regenerativo de tecidos danificados.
A medicina regenerativa é modificadora. O atleta de alta demanda precisa de tratamentos eficazes e longevos. Tratamentos de curto tiro e que não trazem a solução, fazem o atleta perder a esperança no tratamento. A medicina regenerativa é eficaz e seus resultados visíveis, e longevos
Citou Dr. Fábio Costa, que acompanha atletas, inclusive de UFC (Ultimate Fight Championship).
A maior parte dos tratamentos regenerativos, não possui relação com dopagem, sendo mais um atrativo benéfico para o atleta.
É um tratamento completamente sem contraindicações.
Complementou Dr. Fábio Costa.
A medicina regenerativa esportiva oferece novas esperanças para atletas que buscam se recuperar de lesões e manter sua performance. Com avanços contínuos, essa área promete redefinir o futuro da medicina esportiva.
Dr. Lucas Leite destaca que hoje, a medicina regenerativa, via infiltrações, não busca apenas retirar a dor do atleta, mas sim regenerar ou cicatrizar uma lesão, prolongando a vida profissional dos atletas.
A idéia é devolver o atleta com brevidade ao esporte, e que sua carreira dure muito. O uso do plasma para regenerar lesões condrais teve início na Espanha. Atletas de alto nível usam deste protocolo para retornar o mais rápido possível a suas atividades e continuarem a render em alta intensidade por longos períodos.
Finalizou Dr. Lucas Leite.
Segundo Dra. Natália Mourão, que faz parte do grupo de médicos da seleção feminina de futsal e também atua na Conmebol, os avanços na medicina regenerativa trazem longevidade e se associam ao processo de reabilitação:
Deve-se observar cada caso. As infiltrações se associam a terapias físicas, como ondas de choque, laser de alta potência, campo magnético e assim se define quando cada técnica é melhor.